Nossa História

Somos uma igreja comprometida com a proclamação do genuíno Evangelho de Cristo, cumprindo assim a ordenança que Ele nos deixou (Mc 16:15). Com quase um século de história, nossa trajetória é marcada por incontáveis vitórias e o mover sobrenatural do Espírito Santo. Nossos membros têm a liberdade de glorificar ao Deus trino e testemunhar com suas vidas a salvação alcançada por meio do sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. Conservando a sã doutrina, perseveramos no ensino das Escrituras, na oração, na comunhão entre os irmãos, na fé e na santidade, implantando os valores do Reino de Deus e aguardando o glorioso retorno de nosso Senhor.

BREVE HISTÓRICO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM SANTA RITA

          A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Rita teve seu início aproximadamente no ano de 1944, quando o Irmão João Raimundo, que era membro da igreja em Cabedelo, vinha evangelizar nos dias de feira livre. A seguir, foi implantado um ponto de pregação na Praça Amaro Ferraz, antiga Praça do Pirulito – Bairro da Liberdade. Aproximadamente, em 1947, sob a direção do Pr. Misael Jácome, foi construído um Templo na Rua Senador José Américo – Centro, antiga Nova Descoberta. O trabalho foi sendo desenvolvido e, em 1948, começou um ponto de pregação na Rua da Alegria, no bairro de Várzea Nova, na casa da Irmã Filomena. O Pr. Misael Jácome, em 1948, foi substituído pelo Pr. Antônio de Assis.

          Em 1951, assumiu o Pr. José Barbosa, logo em seguida, em 1952, o Sr. Odilon Ribeiro Coutinho doou um terreno situado na Rua João Ribeiro Coutinho, onde foi construído o Templo Central. Em 1953, foi realizado a primeira vigília na casa da Irmã Maria Xavier, no alto do Eucalipto, onde foram batizados com o Espirito Santo, os dois primeiros irmãos, Nelson Ribeiro da Silva e José Elpídio Alvareno. No ano de 1961, o Pr. José Barbosa foi transferido para Macau – RN e o Pr. Severino Ludovico de Andrade, assumiu a liderança da igreja. Ele veio da igreja em Cajazeiras, onde tinha pastoreado por dois anos, com a sua esposa, irmã Raimunda Pereira de Andrade e seus filhos.

          Quando o Pr. Ludovico estava em Cajazeiras, Deus lhe revelou através de uma visão, que ele estaria pastoreando a igreja na cidade do Rebento. Com poucos dias o Senhor reafirmou o seu propósito, dando uma visão semelhante a sua esposa, a irmã Raimunda. Eles ficaram alegres com a visão celestial e compartilharam com o Pr. Antônio Petronilo dos Santos e juntos procuraram no mapa e chegaram a localizar a cidade em outro continente. Alguns meses depois, o Pr. Petronilo trouxe-o para Santa Rita. O Pr. Ludovico só veio entender a visão quando Deus começou a agir fazendo rebentar e iniciar várias estratégias de trabalho na cidade de Santa Rita.

          A igreja Assembleia de Deus em Santa Rita, é pioneira em vários aspectos na Paraíba. O fato é que a cidade do Rebento é Santa Rita, porque o Senhor da seara fez rebentar ou iniciar os trabalhos citados. Este pioneirismo confirmou o propósito de Deus revelado aos seus servos, Pr. Ludovico e sua esposa, irmã Raimunda acerca da cidade do Rebento

Enviou os primeiros missionários para o Equador.

1978

A Assembleia de Deus em Santa Rita tornou-se pioneira no Brasil na implantação dos Grupos Familiares. 

1983

Foi realizada a primeira Cruzada Evangelística Cristo para Todos, com o Pr. Gilvan Rodrigues, no antigo pátio da Estação Ferroviária

1984

Foi também a primeira igreja na Paraíba a implantar Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

1985

Foi feita uma parceria com a Visão Mundial para assistir crianças e famílias em extrema pobreza no Bairro Santa Cruz. 

1987

Foi implantado um núcleo da FAETEL, Faculdade de Educação Teológica Logos, onde alguns pastores e membros da igreja na Paraíba e em Pernambuco concluíram o Bacharel em Teologia. 

1997

Em Agosto de 2001, foi estabelecido o Seminário Teológico da Assembleia de Deus em Santa Rita, STEADES.

2001

          De 1961 até 2001, o Pr. Ludovico esteve na gestão desta igreja. Além dos trabalhos citados, ele construiu um novo Templo Central, no local do antigo. Construiu as congregações da Rua da Alegria, Usina São João, Munguengue, Bela Vista, Adalberto Cândido de Melo, Odilândia, Lerolândia, Bebelândia, Travessa, Castanheiro, Boa Vista, Tibiri I, Tibiri II, Marcos Moura, Heitel Santiago e Cicerolândia.

          Construiu também dois prédios para apoiar as ações sócio-educacionais da igreja: no centro, onde funcionou o IEFLA, Instituto Evangélico Francisco Ludovico de Andrade, hoje funciona o STEADES, e em Tibiri II, onde continua funcionando o IEPAPS, Instituto Evangélico Pastor Antônio Petronilo dos Santos, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

          Em 09 de outubro de 2001, aprouve ao Senhor fazer descansar o Pr. Severino Ludovico de Andrade, aos 79 anos de idade. Deixou um rastro de fé, e, com certeza, podemos afirmar que ele combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé. Dois dias após a sua morte, a convenção reunida no templo central da Assembleia de Deus em Santa Rita, determinou que o então presidente da COMADEP, Pr. Antônio Ferreira de Lima, ficaria pastoreando a igreja. Porém, em 21 de novembro de 2001, o Pr. Djalma Silva, que trabalhou durante 17 anos auxiliando o Pr. Ludovico, assumiu a liderança desta igreja por determinação de Deus e aprovação da COMADEP, Convenção de Ministros da Assembleia de Deus na Paraíba. Ele é casado com Gilvanete de Andrade Costa Silva, tem três filhas, Djanete, Dvane Virgínia e Dênia Simone, três genros, Everton, Moisés e Egivanildo, seis netos, Kemuel, Erick David, Djalma Neto, Débora Letícia, Karen Virgínia e Sarah Daniele.

          O Pr. Djalma Silva, implantou novas congregações, em Pininchos, Pitombeira, Agroval, Aterro, Rio de Cesto, Pau Brasil, Capitão, Mumbaba dos Américos, Conquista, Shalom, Santo Amaro, Contorno, Canaã, Paulo VI, Desembargador, Vidal de Negreiros, Jardim Miritânia, Jardim Europa, Aguiârlandia, Sol Nascente e Lerolândia II. Além destas novas congregações construídas, fez novos templos em congregações que já existiam antes dele assumir: Odilândia, Bebelândia, Bela Vista, Munguengue e Marcos Moura. Para atender aos desafios das Missões Urbanas foram construídos o Lar Educativo Cristão, LEC 1, em Aguiarlândia, o LEC 2 em Cicerolândia, o LEC 3 em Bebelândia, LEC 4 em Jardim Carolina,  e o LEC 5 no Vidal de Negreiros, dois ginásios sócio esportivo nos bairros de Cicerolândia e Tibiri II. Todas congregações foram reformadas e receberam departamentos de Educação Cristã. Algumas casas e terrenos também foram adquiridos. Além disso, foi construído um Novo Templo, na Rua Severino Moreira da Silva, ao lado do Estádio Municipal Virgínio Veloso Borges – Texeirão 

          Em Fevereiro de 2020,  celebramos a conclusão do Projeto Uma Bíblia em Cada Lar. Aproximadamente 22.000 bíblias foram entregues em todas as casas da cidade.  A celebração foi efetivada com 14 Cruzadas Evangelísticas em vários bairros da cidade, concluindo no Parque do povo.

          O mesmo Deus que realizou grandes coisas na sua igreja no passado, continua com a sua forte mão estendida, porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele começou a boa obra e está aperfeiçoando. A igreja do Senhor em Santa Rita tem crescido em comunhão com Deus e entre os seus membros. Esse crescimento quantitativo e qualitativo provocou o crescimento integral da igreja. O Espírito Santo tem mobilizado a igreja para avançar crescendo por meio das várias estratégias de evangelismo e discipulado. Os princípios da Palavra de Deus são efetivados, implantados e desenvolvidos pelos diversos programas. 

          A implantação de novas congregações, através de diversas estratégias de evangelismo, a formação de obreiros no STEADES, o ministério com as famílias nos lares e no templo e o exercício da misericórdia na comunidade, tem fortalecido a igreja possibilitando o seu crescimento qualitativo e quantitativo. A Assembleia de Deus em Santa Rita avança a cada dia na prática da Missão Integral, efetivando vários ministérios e projetos, procurando cumprir os propósitos de Deus, enquanto glorifica o Seu Eterno Nome. A família igreja e a Igreja Família, agem de forma integrada para que haja crescimento do Reino, e todos possam proclamar: “Minha família é de Deus, forte em Cristo para abençoar os lares”. 

Até aqui nos ajudou o Senhor. Avancemos, porque ainda há muita terra para conquistar.