SEM TRIUNFALISMO! MAS, COM INTEGRIDADE

SEM TRIUNFALISMO! MAS, COM INTEGRIDADE

    Louvamos e glorificamos a Deus, porque reconhecemos que sem Ele, nada do que foi feito se fez. Pela misericórdia do Senhor, passamos décadas cooperando com o nosso saudoso Pastor Severino Ludovico de Andrade, até que ele descansou, e foi para o seu lar eterno. Hoje, 21 de Novembro de 2021, faz vinte anos que o mesmo Senhor, continua nos permitindo cooperar e liderar a sua igreja aqui em Santa Rita-PB. 
    Refletindo sobre as incontáveis bênçãos alcançadas pela igreja, através das mãos do Amado Salvador, durante estas décadas, veio a nossa memória as palavras de João a respeito de Cristo: “tendo amado os seus discípulos até o fim”, João 13.1. Ao ascender aos céus, despedindo-se deles, sem triunfalismo, mas triunfante sobre a morte, certo das necessidades do mundo, ordenou: “ser-me-eis testemunhas”, Atos 1.8 
    Moisés, servo fiel em toda casa de Deus, Hebreus 3.5, depois de ver as grandes maravilhas efetivadas por Deus, entre o seu povo, contempla o muito a ser feito, e, sem nenhum triunfalismo, mas com integridade diz: “Ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva…apregoarei o nome do Senhor”, Deuteronômio 32.1-2
    Josué, sucessor de Moisés, tendo repartido a terra de Canaã entre as tribos, sendo já velho, disse-lhe o Senhor: “ainda muitíssima terra ficou para possuir”, Josué 13.1. No último capítulo do seu livro, o substituto de Moisés, exorta o povo de Deus: “escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”, Josué 24.15
    Paulo, o plantador de igrejas, missionário e amado teólogo, após ter anunciado todo conselho do Senhor, fala a Timóteo: “Prega a palavra, exorta com toda paciência e doutrina…, porque desviarão os ouvidos da verdade…, guardei a fé”, II Timóteo 4.2,4,7. Paulo lembra ao seu filho: “Faça oração por todos os homens, em todo lugar…, I Tm 2.1, 8”. O apóstolo dos gentios, estando perto da sua partida, continua as suas recomendações: “Quando vieres, traze os livros, principalmente os pergaminhos”, II Timóteo 4.13. 
    Quais as grandes lições que podemos extrair e aplicar a nossa vida? Devemos exercer o nosso ministério amando até o fim, guardando a fé,  anunciando a Palavra de Deus incansavelmente, testemunhando e doutrinando com paciência e esperança, sem esquecer de orar, dos livros e dos pergaminhos (Bíblia). Sem nenhum triunfalismo, mas, com integridade, sendo servo fiel em toda casa de Deus. E, assim, até a hora da partida, estejamos certos: Há muito o que aprender, há muito o que ensinar, há muitíssima terra para conquistar! 

Pr. Djalma Silva e Gilvanete