Estudo I - UMA NOVA MODALIDADE DE VIDA
Cl 3.1-4, 10-11 (De 03/01 à 09/01/2022)
Introdução – Há uma ambiguidade ou duplicidade de sentimentos no começo do Novo Ano. Ao fazermos uma retrospectiva do ano que se termina, analisamos as conquistas e vitórias, então nos perguntamos: Quais as perspectivas do Novo Ano? Como será? Este sentimento de incerteza traz alegria e tristeza ao mesmo tempo. Afinal, por melhor que tenha sido o ano, ele se finda, termina e morre. Haveria algo que permaneça sem envelhecer? Há alguma proposta de vida que com o passar dos anos ela se renove de forma permanente? É possível andar em novidade de vida em todo tempo? Vejamos as respostas no texto.
I. VIDA NOVA
- Ressuscitados com Cristo, v 1; I Pe 1.3
- Cristo, o alimento espiritual, garante uma nova modalidade de vida para nós, v 4; Jo 6.56-57
- Vestidos do novo, v 10; II Co 5.17
- A nova modalidade de vida nos introduz na família de Deus, a igreja, v 11; Rm 8.29 – (Jesus é o pioneiro, o autor de uma fraternidade de irmãos)
II. A NOVA MODALIDADE DE VIDA GARANTE RENOVAÇÃO E NOVA IMAGEM
- Novo que se renova conforme a imagem, v 10
- Se renova em conhecimento, contemplando ou refletindo a imagem de Cristo, através do Espírito Santo, v 10; II Co 3.18
- A renovação é gradual, constante, crescente e cada vez maior para garantir nossa semelhança com Cristo, v 4; II Pe 1.3-4; I Jo 3.2
Conclusão – Cristo participou da nossa humanidade a fim de possibilitar a nossa participação na sua natureza divina. A renovação garante nossa crescente semelhança com Ele.
Tenhamos UM NOVO ANO com muita oração, Palavra de Deus, comunhão com Deus, uns com os outros e compaixão pelos perdidos da terra. Vamos CLAMAR A DEUS pelo Brasil.
Gilvanete de Andrade Costa Silva